"BR- 174 é cenário de singular viagem, que liga Manaus a Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. São 992 quilômetros, atravessando municípios, reservas indígenas e comunidades ruínas. O passeio inclui atrativos naturais da exuberante floresta e bacia amazônicas, dos lavrados de Roraima e das serras do extremo norte do Brasil. Os atrativos culturais são espetáculo à parte, com forte influência indígena e cabocla, durante o percurso, apresenta sabores únicos, com pratos à base de peixe e frutas.
A primeira parada é Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus, com suas cachoeiras, corredeiras, grutas e cavernas. O Parque Nacional do Viruá, em Caracaí, é outra atração desse percurso " pé na estrada". A magia e a aventura estão presentes na Rota 174, do mundo amazônico até as brisas caribenhas."
"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
- flora, fauna, artesanato, passeios, culinária e pesca
- Serra do Tepequém. Visitar a Serra é uma experiência ecológica por trilhas que levam a cachoeiras espetaculares. Imensos buritizais compõem a paisagem, formando um grande painel verde. O local é ideal para a prática do trekking até as cachoeiras do Paiva, Sobral, do Barata e do Funil. O visitante mais corajoso pode se aventurar em subida ao platô, ponto culminante de toda a Serra, onde pode ter uma das vistas mais sublimes do vale e da cadeia de serras que delimitam a fronteira Brasil-Venezuela.
- Manaus: Encontro das Águas, Rio Negro, Arquipélago das Anavilhams, Lago do Janauari, Praia da Lua e Praia do Tupé
- Presidente Figueiredo: Cachoeiras de Pedra Furada, Iracema, SAntuário e Santo do Ipi, entre outras. Corredeiras Urubui, Barreto, Santa Bárbara, grutas e cavernas Maruaga, Araras, Batismo e Iracema, Lago de Balbina.
- Caracarai: Parque Nacional do Viruá.
- Boas Vista: Ilha da Praia Grande.
- Amajari: Serra do Tepequém.
- Pacaraima: Monte Roraima, Trilha do Coatá, Pedra Pintada e Cachoeira do Macaco ."
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br